Tags

, , , , , ,

Infelizmente eu perdi as fotos dessa receita deliciosa. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena! =]

Gnocchi de abóbora – vegan (Caroline Bergerot)

Ingredientes:20130211_194259

– 1 xícara de abóbora cozida e amassada
– ½ xícara de farinha de trigo branca
– 1 xícara de farinha de trigo para trabalhar a massa
– 1 colher de sopa de sal para a água
– 1 pitada de sal
– 2 colheres de sopa de óleo
– 3 colheres de sopa de óleo para a água

Molho sugerido pela autora:

– 1 xícara de purê de tomate
– 4 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
– 4 colheres de sopa de coentro picadinho
– 1 pitada de sal
– 3 colheres de sopa de óleo

Preparo:

Cozinhar em água e sal um bom pedaço de abóbora descascada. Amassá-la, medi-la e colocá-la em uma tigela. Acrescentar o óleo e a farinha de trigo e amassar tudo com as mãos em uma mesa enfarinhada.
Fazer rolinhos com porções de massa e cortá-los em pequenos pedaços, formando os nhoques. Levar ao fogo uma panela grande com água e, assim que esta começar a ferver, adicionar sal e óleo. Esperar que volte a ferver e então colocar as bolinhas na panela.
Quando começarem a boiar, retirá-las com uma escumadeira e escorrê-las em um escorredor de macarrão ou peneira. Passá-las na água fria e arrumá-las em um pirex ou travessa refratária. Regá-las com azeite de oliva.

Preparo do molho:

Refogar o óleo, a salsa e o coentro e temperá-los com sal. Após aproximadamente 5 minutos, colocar o purê de tomate e deixá-lo ferver por 10 minutos.

Cobrir com o molho os nhoques já arrumados na travessa e aquecê-los em forno médio por 10 minutos, com a travessa protegida por papel alumíneo.

Observação importante: a quantidade 1:1 de abóbora e farinha não deu uma liga muito boa de início. Acabei tendo que colocar mais farinha. Mas no final acabou dando tudo certo! ^^

Outra observação é que usei 50% de farinha de milho e 50% de farinha comum no preparo. Uma massa leve é sempre mais agradável de se comer (dica da mamy). Então como fiz uma quantidade maior de nhoque, digamos que usei algo como 1 xícara de cada tipo de farinha no preparo.

Na imagem eu coloquei queijo ralado por cima do molho sugo que preparei…. mas é opcional…

Essa receitinha é um arraso. Recomendo!

Bon apetit!

Anúncios