Tags

, , , , , , , ,

Mais uma receitinha testada e aprovada.

Quem me conhece sabe que eu tenho um quê de preconceito com o queijo gorgonzola, mas fui na coragem… E não é que ficou uma delícia?? Estou adorando pegar receitinhas interessantes e testar com amigos e familiares queridos! Já estou pensando na próxima que farei! Hehehe… Aliás, isso sem querer me fez virar fan de carteirinha do blog Cozinha Pequena. Aliás, a receitinha vem de lá e foi criada pela Marcele! Parabéns, querida! Arrasou na receita!!

 

Risoto de Gorgonzola com Espinafre e Nozes 

Ingredientes: 

4 cubos de caldo de frango ou de legumes, diluídos em um litro e meio de água quente
3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de chá de vinho branco seco
200g de espinafre
150g de queijo gorgonzola picado
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
½ xícara de chá de nozes picadas
1 colher de sopa (rasa) de manteiga
queijo parmesão ou grana padano ralado
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Frite a cebola e o alho no azeite por três ou quatro minutos, acrescente o arroz e mexa bem por dois minutos para refogar.

Adicione o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo até todo o líquido ser absorvido (isso acontece bem rápido por isso fique atento!). Agora, começa a parte mais delicada do risotto: adicione o caldo (a água precisa estar bem quente) com uma concha e não pare de mexer o arroz! Assim que a água for completamente absorvida, adicione rapidamente outra concha e repita o processo até que seja utilizado todo o caldo. O importante é adicionar a água aos poucos, concha por concha, e não parar de mexer o arroz. Eu pessoalmente acho um litro e meio de água sempre demais já que meu arroz sempre fica pronto antes do caldo acabar. Também achei 4 cubos de caldo de legumes um pouco demais… se você for como eu que gosta das coisas não tão salgadas, eu reduziria para 3 cubos… mas essa é minha observação pessoal.

Quando todo caldo acabar, o arroz deve estar al dente e é nessa etapa que se acrescenta o espinafre e o gorgonzola. Mexa cuidadosamente até que o queijo derreta e o espinfre murche (aproximadamente dez minutos). Regule o sal, adicione a pimenta. Desligue o fogo, coloque a manteiga e as nozes, mexa para incorporá-los ao arroz e sirva imediatamente com parmesão ou grana ralado.

Bon apetit!

Outro comentário sobre a receita é que ela é ainda mais gostosinha no dia seguinte porque o gosto das nozes fica bem mais aparente. Eu tinha ainda um pouco de coalhada seca na geladeira do outro risoto e resolvi testar comer essa receitinha aqui com um pouquinho da coalhada. Fica bem gostoso também… não é necessário porque a receita em si já arrasa, mas, como não tinha uso para o restinho da coalhada, fui testar… valeu também!

