Tags

, , , , , , , , , , ,

Esse foi o bolinho que fiz para meu aniversário em 2009, eu acho. Fiquei super insegura, mas deu certo e ficou com uma textura aerada muito deliciosa. Não tem a textura de um bolo comum, mas não escutei ninguém reclamando. =]
A calda eu fiz amarguinha para dar um contraste com o doce do bolo. Vai por mim que fica ótimo!

Bolo de chocolate com cerejas – Receita adaptada da Caroline Bergerot (Cozinha vegetariana)

Ingredientes
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de fermento para bolo
– 1 vidrinho de cerejas (usei 1 e 1/2)
– 1 xícara de cacau em pó
– 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 1 e 1/2 xícara de água

Preparo:

Bater no liquidificador a água, o açúcar mascavo e o cacau em pó (tampe bem porque faz uma arte se deixar vazar, acredite!). Adicionar 1 copinho de cerejas com a água delas e deixar bater mais um tempo. Acrescentar a farinha de trigo e por último o fermento em pó.
Untar uma forma com óleo e polvilhá-la com cacau em pó. Arrumar na forma 1/2 copinho de cerejas picadas em pequenos pedaços(sem a água delas) e colocar a massa por cima com cuidado.
Levar ao forno pré-aquecido em temperatura média (ou média-baixa). Tempo: 30 min à 1 hora. Fure com um palito para checar. Se sair seco é porque está pronto.

Calda de chocolate (inventei em cima da hora, hehe. Ficou boa, mesmo tendo endurecido um pouco depois de fria)

1 colher de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar
¼ de barra de chocolate amargo (ou meio amargo) ( algo em torno de 100g)
2 colheres de sopa de água

Levar tudo ao fogo até que fique homogêneo e espalhar sobre o bolo com a calda ainda quente. Ela endurece um pouquinho depois de fria.

Para enfeitar eu raspei chocolate meio amargo e coloquei algumas cerejas em cima.

E pronto! Uma delícia!

(perdi as fotos de várias receitas, essa foi uma delas, mas depois faço de novo!)

