Tags

, , , , , , , , , , , ,

Bem, inventei esse receitinha para a reunião que fiz com umas amigas maravilhosas aqui em casa… Ela leva elementos que separados seriam enjoativos demais ou sem graça, porém quando unidos = u-lá-lá. Foi 100% aprovada por todas!

Compre e prepare os ingredientes de acordo com a quantidade de pessoas que for servir. Parece trabalhosa, mas acreditem: não é. É só a montagem, basicamente… e mesmo assim não dá trabalho!

Ótima para surpreender os convidados!

Ingredientes necessários:

– Alface americana
– Mostarda
– Mel ou Karo
– Queijo Brie
– Queijo Gorgonzola
– chips de pão sueco (são basicamente torradas finas como um papel ou papelão e crocantes que só, escolha qualquer uma que achar parecida, no caso as que usei eram integrais com parmesão)
– Endivia (escolham as grandes, afinal, serão as folhas da endivia que abrigação os ingredientes)
– Nozes caramelizadas
– Creme de leite (o de lata, preferencialmente)

Preparo:

1. Creme de queijos:
Juntar numa panela os queijos Brie e Gorgonzola picados com o creme de leite (não precisa usar a lata inteira… usei em torno de meia lata a 3/4 de lata para uma peça de Brie 150g e outra de gorgonzola 150g também). Eu não temperei nem nada, porque a textura e quantidade de sal que os queijos deram ao creme já estavam perfeitos (pode variar com a marca… então, adicionem o creme de leite aos poucos e observem e provem para checar o gosto).

2.Caramelizar as nozes (prometo arrumar uma receita decente em breve).

3. Lavar e secar as folhas de endivia e alface americana. Cuidado para não rasgar as folhas… o ideal é que estejam inteirinhas.

4. Misturar em algum recipiente pequeno (de sobremesa mesmo) o mel ou karo com mostarda. Aí vai muito a gosto de cada um… não precisa preparar uma obcenidade dessa mistura.

Só montar na hora de servir de modo que as folhas não murchem.

MONTAGEM:

O ideal é que se monte de forma que a cada mordida ou pedaço se obtenha todos os ingredientes ao mesmo tempo. Por isso que as folhas de endívia devem ficar por baixo e receber todos os ingredientes antes que a alface americana a cubra.

1. preparar as endívias com a face côncava para cima e colocar uma camada fina do creme de queijos,
2. colocar pedaços das nozes caramelizadas por toda a extensão da endívia com o creme de quejos,
3. jogar um “fio” da mistura de mel/karo com a mostarda por cima (não colocar demais = não saturar = só um fio),
4. colocar os pedaços dos chips/torradas de pão sueco ou semelhante por cima,
5. cobrir com a alface americana. (usar fitinhas ou linhas de culinária para ajudar a fechar – opcional – mas confesso que fica mais bonitinho e fácil de comer).

Bon apetit!!

Anúncios