Tags

, , , , , , , , , , , ,

Vitamina B12 (cobalamina ou cianocobalamina)

Funções: atua na manutenção da estrutura do sistema nervoso e na manutenção e maturação das células do sangue.

Dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo:
– 2,4 microgramas para adultos,
– 1,2 microgramas para crianças de até oito anos,
– 2,8 microgramas para gestantes e mães que amamentam.

A síntese/produção de B12 é realizada por bactérias, então não são os animais que a produzem como muitos onívoros defendem. Os animais herbívoros obtém essa vitamina por meio de plantas contaminadas com fezes (já que nas fezes há bactérias que produzem B12). Logo, é a flora bactériana gastrointestinal de ruminantes pode produzir a B12 e essa B12 produzida que será absorvida por estes animais. Os carnívoros a obtém pela ingestão de insetos, outros animais ou até mesmo fezes da presa abatida.

Onívoros – conseguem a B12 de carnes, ovos, leite e derivados
Vegetarianos – a B12 vem de ovos, leites e derivados
Veganos – através de alimentos enriquecidos com B12 ou através de suplementos da vitamina

Curiosidade: no nosso intestino há bactérias que produzam a vitamina B12, porém elas a produzem num ponto do intestino posterior ao ponto de absorção da vitamina. Que pena mesmo! Snif, snif…

A vitamina B12 é armazenada no fígado (e segundo alguns estudos nos rins tbm, porém o principal orgão de armazenamento fica sendo o fígado mesmo) e a parte que fica circulando no organismo é excretada pela bile e, por isso, pode ser quase que completamente reabsorvida de volta para o sangue ao chegar no nosso intestino. Por isso, a deficiência de B12 pode às vezes levar até anos para aparecer.

Problemas pela deficiência de B12: cansaço, falta de apetite, dores generalizadas, a língua fica lisa e brilhante (atrofia das papilas), alterações sanguíneas (anemia, p.e.) e alterações do sistema nervoso (degeneração da bainha de mielina, sensibilidade nos pés, agitação, irritabilidade, comprometimento da memória), depressão, mania, síndromes psicóticas, TOC, prejuízo da cognição.

Em crianças essa deficiência apresenta outros sintomas como: as crianças param de sorrir, ficam apáticas com dificuldade para sustentar a cabeça, redução do tônus muscular e do contato visual, letargia e coma. Anemia também pode ocorrer.

A falta de B12 leva ao aumento da homocisteína que é um fator de risco para a má formação do feto e anomalias cardíacas congênitas. Em adultos leva ao surgimento de demência, doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares e osteoporose.

É uma vitamina apenas, mas faz uma diferença danada. Então veganos e vegetarianos devem ficar de olho nela. O corpo precisa de 1mcg de B12 por dia, então recomenda-se uma ingestão maior (cerca de 2.4mcg) da vitamina para assegurar essa absorção diária.

Os suplementos podem ser veganos ou não veganos (principalmente se forem comprimidos. Checar a composição do comprimido ou cápsula).

Está com dúvida se está com deficiência de B12? Procure um médico e peça exames para a dosagem desta vitamina. Vale lembrar que um hemograma apenas não é o suficiente para dizer se há ou não uma deficiência de B12, é necessário exames específicos.

Estando ou não com falta dessa vitamina, é sempre bom contar com um profissional de saúde para checar não só a B12 como outros fatores relacionados…

Porque prevenir é mais fácil que tratar e muito menos dispendioso…

Espero ter ajudado um pouco com esse tópico… não está lá muito completo, mas enfim…

Muita paz e felicidade para todos!!

Anúncios