Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Reparei que faltava essa receitinha no blog.

Andei com vontade dessa batatinha faz um tempo e hoje, depois de uma longa tarde no laboratório (sim, mesmo sendo domingo, rs) achei que merecia uma para mim. Confesso que foi um jantar pra lá de delicioso e o melhor: sem dor na consciência. Estou no meu 3o dia de dieta. Ok, não bem dieta, reeducação alimentar que estou seguindo novamente com o Vigilantes do Peso. Estou longe de ser gordinha, mas eu tenho dificuldade em manter o peso (e efeitos sanfonas são péssimos para a saúde) e estou 5 quilinhos acima do que estava ano passado (engordei 3 desde a cirurgia que fiz em dezembro, coisa que não podia), então resolvi voltar para os vigilantes (faço em casa mesmo) e vamos que vamos!
O legal é poder comer de tudo sem ficar na nóia de “isso engorda”. Veja o meu jantar, que delicioso! Nunca imaginaria poder comer isso sem nóia, rsrsrs.

Batata Rostie – Receita para 1 pessoa

Ingredientes

– 1 batata média sem casca ralada em pedaços grandes/grossos (ou grande – vai de acordo com seu biotipo e apetite)
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Folhas de manjericão a gosto
– 1 fatia de queijo (opcional – ajuda a dar a liga ) ou queijo ralado em pedaços grandes/grossos na hora (o tipo de queijo vai de cada um)
– Um punhado de nozes picadas (opcional)
– Azeite

Bem, vocês devem ter reparado que a maioria dos ingredientes está como “a gosto” ou “opcional”, certo? Pois bem, essa é a graça da batata. Estou colocando essa receita porque foi a que fiz hoje, mas os temperos e ingredientes podem mudar conforme sua vontade. Use orégano ou outra especiaria, no lugar do manjericão, se quiser. O Tipo de queijo pode variar… pode-se acrescentar um pouco de cebola ralada/picada… troque as nozes por passas, e assim por diante.

Preparo:

Forma de preparo I

Misture a batata ralada com os temperos e demais ingredientes. Numa panela antiaderente, coloque um pouco de azeite e adicione a mistura. Refogue, mexendo bastante, por alguns minutinhos. Depois vá juntando com uma espátula a mistura até atingir o formato desejado (redondo, quadrado, enfim). Abaixe o fogo para não queimar e tampe. Deixe por alguns minutos (talvez seja necessário passar a espátula por baixo, vez ou outra, para não grudar – vai depender da panela que usar) e depois vire a mistura com cuidado. Use um prato se necessário para ajudar. Tampe novamente e deixei mais um pouquinho. O ideal é que ambos os lados fiquem bem coradinhos ou tostados.

Forma de preparo II

Temperar a batata com sal e as especiarias e colocar metade da batata numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Espalhe e molde a batata e coloque por cima o recheio desejado, cobrindo o recheio com o restante da batata. A partir daí, vá juntando a mistura, empurrando pelas bordas, de modo que o recheio permaneça dentro da batata e que o conjunto fique compacto. Dá um pouco mais de trabalho, mas também não é nada impossível.

Quem não quiser recheio, basta temperar bem a batata e depois de pronta cobrir com um molho ou azeite… fica bom também! 🙂

Bon apetit para todos!!!

