Tags

, , , , , , , , ,

Cuca de maçãFinalmente uma nova receitinha para partilhar com vocês!

Achei vendendo numa loja aqui perto de casa cuca vegana de maçã e eu simplesmente me apaixonei pela cuca… super molhadinha e gostosa. Voltei a fase vegan em junho passado, claro que escorreguei algumas vezes para os derivados de leite e etc, mas nenhuma transição é da noite pro dia. Também é preciso respeitar os limites, e eu com certeza continuarei quebrando minha dieta vegana se for alguma ocasião especial ou por necessidade, mas é aquilo… baby steps… e eu estou cada vez mais contente e firme nas coisas que gosto. O melhor é que voltei a gostar de explorar a cozinha e testar receitinhas novas. Por isso estou aqui partilhando essa nova receita que inventei em cima de outras. Nunca havia feito uma cuca antes e nem sabia do que se tratava, rs. Mas no final deu tudo certo! A primeira tentativa não saiu ruim, mas essa segunda foi perfeita!

Hooray!!

Vamos lá…

Ingredientes:

3 maçãs grandes descascadas (ou não, caso prefira) e fatiadas em tiras finas

Massa:

2 CS margarina

1 xic. açúcar mascavo

1/4 xícara de açúcar normal (opcional – para quem gosta mais doce)

2 xic. farinha de trigo

1 CS canela

1 CC baunilha

1 CC bicarbonato

1 colher de sobremesa de fermento (Colocar por último e somente na hora de arrumar a cuca na forma)

200ml de leite de soja (2CS de proteína soja + 200mL de água)

Farofa:

5 CS farinha de trigo

1 ou 2 CS açúcar

1 CS açúcar mascavo

1 CS canela

1 CS margarina (tem gente que usa leite de soja para fazer a farofa, mas o leite geralmente deixa a textura ruim para uma farofa. Não fica ruim, mas preferi dessa forma)

Preparo:

Farofa: misture todos os ingredientes até a consistência de uma farofa (pode ser com as mãos limpas, se preferir) e reserve.

Massa: Numa vasilha grande misture a margarina com o açúcar, canela, bicarbonato e baunilha. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem enquanto adiciona aos poucos o leite de soja até que forme uma massa homogênea. Por último, adicione o fermento, mas somente momentos antes de montar a cuca na forma.

Montagem: Unte uma forma com óleo (ou margarina) e farinha.  Coloque uma camada tirinhas de maçã no fundo (reserve o restante) e adicione a massa por cima. Arrume de forma uniforme o restante das maçãs fatiadas por cima da massa e cubra com a farofa.

Leve em forno (médio) pré aquecido por uns 40-45min. Infelizmente não sei dizer o tempo certo, porque como as maçãs atrapalham o ‘teste do palito’ eu me guiei pela intuição. Cheguei a furar com uma faca por baixo das maçãs para ver se saia limpinha. Mas acabou que quando vi que a farofa estava morena e o cheirinho delicioso de maçã e canela pairava pela casa, desliguei o forno e deixei a cuca lá dentro o resto do tempo.

E não é que ficou uma delicia? ;3

A farofa em cima ficou super crocante! ui uiii ~~ !

Boas vibrações para todos!!

Cuca de maçã

