Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Resolvi preparar uns hamburgueres nutritivos e sem tanta química e conservantes para quando não tiver muito tempo ou disposição para cozinhar ter algo pratico e saudável no congelador. Receitinha fácil de fazer e ficou uma delícia, bem levinho e com ótimas fontes de proteínas.

Ingredientes:

– 2 e 1/2 xíc. de grão de bico cozido (cozinhei com um pouco de sal e uma folha de louro)

– 3 dentes de alho

– 1/2 cebola grande

– 1/2 cenoura grande (pode colocar espinafre picado ou brocolis se quiser incrementar)

– 1 CS de farinha de linhaça dourada

– 1/2 CS de azeite para refogar (os tarados por azeite podem colocar mais, mas eu evito encher meus pratos de gorduras – mesmo as saudáveis)

– pimenta à gosto

– sal à gosto

– 1 CS de extrato de proteína de soja

– 1/2 xícara de germem de trigo

(Para variar o sabor dos hamburgueres, trocar os temperos por outros de seu gosto pessoal)

Preparo: 

1. Colocar o grão de bico já cozido numa centrifuga e deixar bater até que vire uma massa. Colocar água se necessário, mas evite colocar demais para não ter que acrescentar farinha extra para dar liga (coisa que nem usei na receita porque não precisou). Se não tiver centrífuga, pode usar um socador e amassar bem, ou bater no liquidificador (mas aí vai entrar muita água para vc não destruir seu aparelho). Reserve a massa/farofa úmida de grão de bico numa vasilha grande.

2. Pique, rale ou triture na centrifuga a cebola, alho e cenoura (e brocolis ou espinafre se for adicioná-los) e refogue numa panela com o azeite, sal e pimenta. Adicione um pouquinho de água para não secar demais. Quando estiverem bem macios apague acrescente o germen de trigo, a linhaça e a proteína de soja. Se precisar, adicione mais um pouquinho de água para não secar demais (deve ficar úmido e não seco, então é pouca água mesmo). Refogue só por um ou dois minutos, apague o fogo e misture-os com a massa de grão de bico.

3. Após misturar tudo bem na vasilha você já pode moldar os hamburgueres (a liga deve estar boa). Se por acaso tiver adicionado muita água e a massa não tiver liga, você pode acrescentar farinha de trigo (normal ou integral) ou mais germem de trigo até que tenha uma consistencia boa para moldar tudo.

4. Separe em bolinhas de aproximadamente 1/2 xícara de volume (foi como eu fiz para terem mais ou menos o mesmo tamanho) e amasse as bolinhas para formar os hamburgueres. Você pode untá-los em farinha de trigo ou germem de trigo (foi o que fiz) antes de levá-los à geladeira ou congelador.

Rende 9 hamburgueres.

Bon apetit

O hamburguer ficou bem delicado (ou eu que sou meio bruta mesmo, rs), mas quem quiser um hamburguer mais firme, basta acrescentar um pouco de agua ou leite de soja e farinha para dar a liga. Lembre-se só de temperar bem.

2013-11-30 14.03.56

Anúncios