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Por me sentir completamente sem energia e fora de sintonia, andei avaliando os motivos de eu não estar conseguindo perder o peso que ganhei quando usei anticoncepcional. Estou fazendo um teste ao seguir uma alimentação praticamente vegana mas com alguns focos na Ayurveda. Eu sou Vata e Kapha e quando reli sobre meus doshas vi que estou completamente fora de equilíbrio.

O Kitchari é um prato geralmente tridosha, esse aqui eu alterei para as minhas necessidades pessoais, ou seja, para balancear vata e kapha e aumentar pitta. É uma refeição leve que auxilia na eliminação de toxinas. Como esse não é um post sobre como comer, como desintoxicar e etc, vou seguir logo para a receitinha.

Ingredientes (as quantidades variam de acordo com a quantidade a ser preparada):

– Arroz Basmati

– Feijão Mungo (Mung Dahl our lentilha partida)

– Cenoura picada em cubos

– 1 cebola pequena picada

– Gengibre picado (mais ou menos 1colher de sopa ou sobremesa)

– 2 dentes de alho picados

– pimenta do reino (preta)

– ½ a 1 colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra)

– Curry

– 1 folha de louro

– 1 colher de chá de Ghee *se não tiver, use de manteiga mesmo, o ideal é que seja o mínimo para quem está com desordem em kapha (para uma opcao vegana, descartar o ghee)

– 1 cc ou pitada de caldo de legumes em pó

– Sal (no meu caso, o ideal é nem usar, mas você pode acrescentar um pouquinho)

Preparo:

1. Deixe o arroz e o feijão de molho por uma hora em água morna (a proporção volume e peso foi quase de 1:1, coloquei um pouco a mais de feijão que arroz)

2. Refogue a cebola e alho picados com o ghee até que comecem a cheirar. Acrescente o gengibre e mexa. Depois acrescente o arroz e o feijão e refogue tudo junto (adicionar água quente se comecar a grudar na panela).

3. adicione a folha de louro, a pimenta do reino (a gosto), o curry (a gosto), a cúrcuma, a pitadinha de caldo de legumes, o sal e mexa. Adicione água até cobrir tudo e mexa bem.

4. Adicione a cenoura picada (eu não tinha outros vegetais em casa no dia para usar, mas basta adicionar qualquer outro legume que favoreça os doshas em desequilíbrio).

5. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar e prove para ver se o arroz e o feijão mungo estão macios. Caso não estejam, acrescentar mais água quente e repetir o processo.

6. nomm nommm nommmm nooommmmmmmm!!!

2014-11-14 14.25.56

Gostei muito (apesar de sentir falta do sal – fazer o que,  ne?), mas quero explorar novos temperos para variar o sabor. Desde que começei os testes com uma alimentação para equilibrar meus doshas eu me sinto absurdamente melhor em N sentindos.

Aprovou a receitinha? Conte como foi!

Boas vibes para todos!!

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