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Sementes de chia são incrivelmente versáteis e nutritivas. Elas possuem alto teor de ômega-3 e ajudam a reduzir a inflamação, melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o colesterol alto. As fibras solúveis em água das sementes de chia auxiliam na eliminação de toxinas, regula os níveis de função do intestino e de açúcar no sangue. Além disso, estas sementes são cheias de antioxidantes, cálcio, magnésio e manganês. Tudo de bom, não concordam?

A mágica é que essas sementinhas pretas absorvem mais de nove vezes o seu volume em água ou qualquer outro líquido, formando uma consistência mais ou menos de pudim. Você pode fazer pudim de chia em muitos sabores, basta mudar a fruta ou combinação sem medo de ser feliz.

Achei legal postar essa receitinha, porque estava conversando com minha irmã (aliás, ela em breve virá ao blog postar também!) sobre formas de comer mais saudável no café da manhã… como esse pseudo-pudim pode ser preparado na noite anterior, achei uma boa idéia partilhar.

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Ingredientes:
½ xícara de sementes de chia
2 xícaras de leite vegetal de sua escolha (soja, amêndoas, avelã, coco, cânhamo, etc.)
¼ xícara de passas
3 xícaras de morangos frescos ou congelados (ou outra fruta de sua preferência)
3 colheres de sopa néctar de coco, xarope de bordo ou outro adoçante de sua escolha (karo, maple syrup, etc)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Serve 3-4 porções

Preparo:

1.Coloque as sementes de chia e passas de molho no leite vegetal durante pelo menos uma hora ou coloque na geladeira durante a noite.

2. Quando as sementes estiverem prontas, prepare o molho de morango. Misture os morangos, o adoçante preferido e extrato de baunilha juntos. Em seguida, misture-o com as sementes hidratadas de chia. Polvilhe um pouco de nozes, sementes ou passas por cima e sirva.

Você vai adorar!

Algumas dicas e notas:

É melhor usar leite de amêndoa ou demais caseiro (postarei uma receita em breve) pelo fato de poderem ser feitos sem açúcar. No entanto, se você estiver usando uma alternativa comprada em loja, certifique-se que é sem açúcar e, de preferência orgânica. Ou então diminua o adoçante da sua sobremesa ou café da manhã. Se você estiver usando leite de coco integral, diluir com água (proporção 1: 1) para minimizar a ingestão de gordura.

Pode ser necessário ajustar a quantidade de adoçante, dependendo da doçura de seus morangos. Se você não quiser usar um adoçante refinado, sinta-se livre para usar tâmaras frescas em seu lugar.

Aproveite esta bela sobremesa de verão!

Boas vibrações para todos!!

Fonte da receita e foto: mindbodygreen.com

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